Muitas vezes sou questionado se dá certo mesmo a implementação de Frameworks nas organizações.
Perguntas que me fazem sempre:
Qual é o foco principal da Dominit?
ITIL, Cobit e ISO 20.000 não é muita teoria e pouca prática?
Minha empresa tem um padrão próprio, preciso mesmo de processos?
Porém, será que as pessoas entendem mesmo o que é um framework? Framework nada mais é do que uma metodologia a ser implementada, são regras e práticas a serem seguidas que trarão benefícios para seu negócio e consequentemente para você. Porém o “X” da questão esta no “ORIENTAR A EMPRESA EM PROCESSOS”
.
Uma empresa orientada a processos é uma empresa muito mais competitiva no mercado, quando vemos uma empresa orientada a processos vemos: Organização, Futuro e principalmente FLEXIBILIDADE.
Uma empresa é como o Corpo Humano, tem suas células, seus membros, seu conhecimento armazenado em lugares específicos, tem seu coração que bombeia o sangue para deixar as outras partes vivas e tem também o seu tempo de vida.
O Corpo Humano tem suas fases: Nascimento, Aprendizado, Execução, Colheita, Transferência de Conhecimento e ... infelizmente todos morrem no final.
Em uma organização é a mesma coisa: Criação da empresa, Coleta de informações, Executa os seus projetos, Maturidade, Colhe os seus frutos, e ... algumas fazem a Gestão do Conhecimento e outras... infelizmente morrem devido a sua cultura impenetrável.
Orientar a empresa a processos é fazer a Gestão do Conhecimento adquirido em seus anos de vida, é necessário documentar e criar procedimentos naquilo que a empresa faz de melhor, assim podemos eternizar e melhor a cada dia as ações de sucesso da organização.
Organização: Sabemos o Começo, o Meio e o Fim de nossas ações.
Futuro: Capacitamos pessoas, Documentamos o que temos de melhor e eternizamos aquilo que é de sucesso.
Flexibilidade: É possível alterar, melhorar, criar, se resume em Melhoria Contínua.
Uma organização orientada a processos é uma organização onde o conhecimento do negócio não esta na mente daqueles que um dia encerrarão a sua carreira e sim em documentação explicitada de uma maneira organizada, o próprio processo orienta a empresa ao caminho do sucesso.
Aquele antigo ditado “Ninguém é insubstituível” pode ser verdade, em uma empresa que não é orientada a processos as pessoas são insubstituíveis. E geralmente são orientada a pessoas.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário