O mercado esta saturado de Gestores que caíram de paraquedas na área de Gestão, vemos isso principalmente na área de TI, isso devido a falta de mão de obra qualificada que o mercado carece, Gerentes de TI que eram ótimos técnicos e pelo seu conhecimento técnico receberam a desafiadora função de fazer a Gestão de Pessoas, vemos Gerentes de TI que são contratados por ter uma certificação técnica avançada e na necessidade as empresas contratam esses Gestores acreditando em sua experiência, por isso que eu gosto muito de empresas de Hunting, acho que todo Gerente de TI deveria vir de uma empresa de Hunting séria, pois estão acostumado a contratar Gestores e analisar as suas qualificações em Gestão.
Mas já que foi promovido ao cargo não vai dispensar né?
Vamos lá, vou deixar uma dica de ouro para os Gestores que pretendem seguir esta carreira, essa dica é uma mescla do que analisei no mercado e principalmente analisando Gestores trabalhando sobre pressão.
Gestão Compartilhada é a gestão no compartilhamento de idéias, do “empowerment” , dos projetos, tecnologias, sugestões, dificuldades, alegrias, passado, presente, futuro, compartilhando tudo com toda a equipe. Isso motiva a maioria dos colaboradores, eles se sentem importantes pois ficam conhecendo melhor o negócio da organização e tem um contato mais próximo com o Gestor, aprendendo assim as suas tarefas e serem possíveis sucessores no futuro. Muitos se motivam de tal maneira que se intitulam “Braço Direito” do Gerente, isso é bom e muito bem visto dentro das organizações, são Gestores pacíficos que buscam a qualidade do serviço. Não podemos também generalizar, quando trabalhamos com metas agressivas como Vendas dificilmente encontraremos este tipo de Gestor.
Gestão do Caos é a gestão do comando, é quando não podemos esperar por opiniões, quando não podemos esperar o tempo nos ajudar, quando não podemos envolver até mesmo a opinião do colaborador, é aqui que mostramos a qualidade que temos como Gestores e conhecedor do negócio em que atuamos no momento da famosa “pressão”. Gestão do Caos é a conversão do modelo hierárquico em rede para o modelo hierárquico em pirâmide, enviamos o comando e o colaborador executa, é o “faça isso e pronto”, ao momento que percebemos que CAOS passou, voltamos, comunicamos o momento de caos que tivemos, o porque tomamos certas ações, corrigimos onde erramos e melhoramos aquilo que deveria ser melhor.
Um bom Gestor é aquele que consegue navegar entre as duas, a Gestão Compartilhada e a Gestão do Caos, mostrando para a equipe o envolvimento de todos, motivando, decidindo em conjunto e também mostramos o controle da situação e decisão no momento do caos.
Péssimos gestores são aqueles que não conseguem navegar entre elas, sendo sempre um gestor que compartilha a gestão e no momento do caos “espana” e não consegue ter controle da situação, ou então, o gestor que enxerga o caos em tudo, não conseguindo se planejar e desmotivando a equipe, sendo considerado o “chefe despreparado”.
Hoje o mercado esta proporcionando essas promoções a curto prazo, devido a alta demanda que a TI tem oferecido, muitas pessoas da noite para o dia recebem a incumbência de chefiar uma equipe, é quando precisamos buscar a qualificação e rapidamente mostrarmos o controle da situação, faculdade demora muito, coaching muitas vezes tem um custo alto, mais os conselhos e dicas são grátis e fácil de achar.
“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança” Pv 11:14.
Obrigado pela atenção e BOA GESTÃO !
terça-feira, 31 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário