Ai esta uma dificuldade no entendimento das organizações ao fazer o desenho e fornecimento de seus serviços aos seus clientes com base na GSTI, devido ao Gerenciamento dos Serviços e as melhores práticas é necessário distinguir cada um desses processos e orientá-los em documentação.
Vamos analisar estes dois processos e entender um pouco dos seus benefícios.
O Portfólio de Serviços são todos os serviços que a organização prestava, presta e possivelmente prestará. Através do portfólio de serviços é possível ter uma visão macro do potencial de capacidade de serviços que a organização pode entregar. Se existem serviços que não estão mais sendo entregues esses devem ser incluídos no portfólio de serviços pois saberemos que este serviço já foi prestado pela organização, pois caso exista alguma estratégia de negócio que envolvam estes serviços saberemos que um dia tivemos capacidade suficiente para entregá-los, outro benefício, se existe algum serviço que está em planejamento e testes para possivelmente serem oferecidos também devem estar no portfólio de serviços, pois podemos entender quais são os futuros projetos que a empresa terá capacidade de prestar.
Mais ai vem a pergunta pela falta de visão, e qual o maior benefício?
Simples, se o Portfólio de Serviços serve para orientar a empresa a processos, não importa quem estará como estrategista ou Gestor da organização terá uma visão ampla do antes, agora e depois da capacidade de serviços que a empresa pode entregar.
Lembre-se, o histórico de um empresa é uma arma de estratégica para futuras ações.
O Catálogo de Serviços é o detalhamento dos serviços que estão disponíveis naquele momento a serem oferecidos ou escolhido pelo cliente, é como um cardápio de restaurante, o cliente faz a sua escolha e o garçom entrega o prato escolhido, porém o catálogo de serviços não se limita somente a isso, podemos deixar o Catálogo de serviços mais útil, podemos fazer um paralelo entre serviços e cliente, podemos colocar o contato da cada cliente, podemos informar qual unidade de negócio atende aqueles serviços e principalmente saber quais serviços eu presto para cada cliente. Imaginem um Gestor caindo de paraquedas em uma organização e não sabendo qual serviço cada cliente contratou.
Ou então um Garçom que chegou atrasado e não sabendo qual prato o cliente escolheu, eu não gostaria de receber uma sopa no lugar da picanha a brasileira.
Como disse meu grande amigo Udsom: -Estou iniciando um catálogo de serviço com 4500 itens.
A minha resposta foi: O próximo Gestor de TI agradece.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário